segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Espaço Perfume Arte + História
São Paulo
Vocês sabiam que há um espaço destinado só para perfumes aqui em São Paulo!!??
Uma mostra gratuita, perfumada e cheia de história, assim é o Espaço Perfume Arte + Historia.
Localizado em São Paulo em um espaço anexo a Faculdade Santa Marcelina (FASM), o Museu do Perfume (como também é chamado) tem como objetivo mostrar os 5 mil anos de historia da perfumaria  no mundo, através de exposição de marcas, fotos, objetos usados na perfumaria, frascos de perfumes,curiosidades na sua fabricação, a forte relação do perfume com a moda, entre outras informações.
O Espaço Perfume Arte + História foi inaugurado em Setembro/2010.





A coleção conta com aproximadamente 500 peças históricas, divididas entre sete núcleos que mostra a transformação das fragrâncias.
O acervo, composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento estimula o olfato a visão, com imagens, cores, sons e muita informação.
O investimento de R$ 1,5 milhão, captados com patrocinadores e parceiros para a iniciativa do Grupo Boticário, resultou, em um espaço verdadeiramente multimídia.





Uma das principais atrações é o núcleo batizado de Pirâmide Olfativa, um equipamento  chamado Scentys importado da França exibe um vídeo explicativo sobre as três partes que compõem o perfume: Notas de Cabeça, Notas de Coração e as Notas de Fundo.
As fragrâncias são exaladas conforme a explicação de cada nota, permitindo ao publico conhecer e sentir a diferença de cada uma delas.

















Existe ainda uma seção dedicada a historia e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes. Frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional, estão lado a lado com um aplicativo multimídia que permite, entre outras atividades, criar um vidro de perfume com tampa e cor e nomea-lo.






Faz parte da coleção um frasco de vidro datado de 1500 a.C., da Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, a favorita de Napoleão Bonaparte , que carregava o vidro de perfume dentro de sua bota.


















Registro do primeiro perfume que se tem noticia em 1714.
















O habito de perfumar-se aqui no Brasil veio com a corte Portuguesa no inicio do seculo 19.

O Espaço é totalmente adaptado para receber com todo  conforto e segurança pessoas portadoras de necessidades especiais.
A movimentação de cadeirantes é garantida pelas aberturas amplas e elevador. Deficientes visuais contam com recursos como legendas em braile, piso podotátil e mapa tátil do espaço. Ainda esta disponível o audioguide ou (áudio guia), em inglês e espanhol para visitantes estrangeiros, disponível em Português especialmente para os deficientes visuais.
Vídeos legendados, complementam os itens de acessibilidade, auxiliando os portadores de deficiência nos materiais multimídia.

É incrível, vendo aquelas imagens, lendo as historias e sentindo os cheiros, fazemos uma viagem  no tempo imaginando toda evolução desse fantástico e maravilhoso mundo...o mundo  dos perfumes.
Façam uma visita ao Espaço Perfume Arte+Historia, com certeza será um ótimo passeio para todos os sentidos.

Espaço Perfume Arte + História
Rua Doutor Emílio Ribas, 110 – Perdizes / Pompeia
(11)2361-7728
Horário de Funcionamento:
Segunda Fechado
Terça e Quarta das 10:00 as 18:00
Quinta das 10:00 as 20:00
Sexta e Sábado das 10:00 as 18:00
Domingo das 12:00 as 18:00
Entrada: Gratuita

Fonte: Site cidade de São Paulo e Visita ao Espaço Perfume Arte + História.

0 comentários:

Postar um comentário