terça-feira, 6 de setembro de 2011

Regularização dos Perfumes
Como sabemos, produtos de origem desconhecida, podem causar sérios riscos a saúde e infelizmente os perfumes fazem parte dessa grande lista de itens falsificados e contrabandeados aqui no Brasil.
O Ministério da Saúde controla a fabricação e a importação de todos os produtos cosméticos, no Brasil. A intenção do controle sobre os cosméticos é garantir a segurança e a qualidade do produto para proteger a saúde das pessoas. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)foi criada através da Lei No 9.782 de 26 de janeiro de 1999 e é uma agencia do Ministério da Saúde.
Riscos à saúde: antes de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um artigo original é submetido a testes para averiguar o risco de causar irritação à pele. “Isso jamais acontece com o produto falsificado. Feito de matérias-primas de má qualidade, ele pode provocar de alergias a manchas na pele”, diz Jacob Nir, presidente da Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (Adipec)
Produtos Contrabandeados:  São produtos que chegam ao Brasil por caminhos não legais ou seja, sonegando impostos e na maioria das vezes, esses produtos tem seu prazo de validade adulterados ou suas embalagens violadas não garantindo sua qualidade.

Além da ANVISA há também algumas Associações que nos trazem muitas informações importantes para ficarmos atentos(a)  quanto a procedencia de produtos (perfumaria/cosmeticos), é o caso da Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (ADIPEC)  que criou o Selo de Garantia de Procedencia e de Qualidade Assegurada com o objetivo de assegurar a origem legal dos produtos selados (contra atacando o descaminho e a sonegação fiscal) bem como assegurar a conformidade dos produtos de perfumaria importados à legislação sanitária e de defesa ao consumidor em vigor. Todos os associados da Adipec devem usar em seus produtos um selo alfanumérico que permite seu rastreamento e garante que não tenha havido violação. Na embalagem devem constar ainda prazo de validade, cuidados no uso, lista dos ingredientes e o pais de origem
Produtos importados geralmente tem uma etiqueta (coladas na caixa) com informações em Português e mencionando a autorização da ANVISA.
Produtos fabricados aqui no Brasil, tem essas informações da ANVISA impressa na propria embalagem.
Fontes: Site ADIPEC, Site ANVISA, Site ABIHPEC.

0 comentários:

Postar um comentário